Sensoriamento Remoto

Contribuição do Sensoriamento Remoto na produção de dados para estudos de população.

Silvana Amaral – INPE

Imagens de Sensoriamento Remoto são ferramentas poderosas para estudos de diagnóstico e identificação de processos dinâmicos de mudanças de uso e cobertura da terra. A cobertura espacial e frequência temporal das imagens dos diferentes sensores existentes permitem registrar e detectar as extensas e dinâmicas conversões de coberturas, que por sua vez são relacionáveis aos processos de ocupação e estabelecimento da população humana no território. Assim, as informações obtidas de imagens, são indiretamente potenciais fontes de dados para estudos relacionados à distribuição da população no espaço e sua evolução. O objetivo desta apresentação é discutir o potencial e limitações do sensoriamento remoto, integrados a dados primários e dados de campo, para a produção de informações relacionadas à população, através de estudos de caso. Serão abordados exemplos de imagens provenientes de videografia, imagens de média resolução e imagens de luzes noturnas, integrados a dados primários, para gerar dados espaciais sobre a população, em estudos relacionados à ocupação do território, manejo de unidades de conservação e processos de urbanização.

Emprego de modelos regressivos espaço-temporais aplicados a previsão de demanda

Jorge Castro – Petrobras

A apresentação abordará o emprego da família de modelos regressivos espaço-temporais a um caso de estudo de demanda de gás natural, observando de forma particular as questões relativas a dependência e estacionariedade espaciais, condições estas fundamentais à decisão de emprego de um modelo regressivo que mitigue atrasos temporais e espaciais conjugadas. Nessa linha serão apresentados o desenvolvimento, a comparação dos resultados com abordagens puramente temporais e o resultado dos testes de estabilidade do modelo aplicado.

Classificação de Imagens Baseada em Objetos Geográficos: desafios e potencialidades na atualidade

Carla Madureira – UFRJ

Apresentação da técnica de classificação baseada em objetos geográficos (GEOBIA), através de seus aspectos metodológicos e aplicações, baseados em abordagem híbrida, multiescalar e/ou multitemporal, objetivando a extração de informações sobre a cobertura da terra. Potencialidades e desafios atuais serão pontuados de modo a auxiliar no direcionamento de esforços de pesquisa para o aprimoramento da automatização do processo de detecção.