Integração de dados e metadados estatísticos e geoespaciais

Harmonização dos Metadados Estatísticos e Geoespaciais

Maria Luiza – IBGE/Diretoria de Pesquisas,
Felipe Cronemberger e Rafael Lopes – IBGE/Diretoria de Geociências

Em abril/2016, foi criado no IBGE um Grupo de Trabalho de Harmonização dos Metadados Estatísticos e Geoespaciais com o objetivo de emitir recomendações necessárias para compatibilizar, no que for necessário, os metadados das informações estatísticas e geoespaciais utilizados pelas pesquisas do instituto, respeitando os padrões nacionais e internacionais adotados em cada caso. O objetivo é apresentar a dinâmica e o andamento do trabalho do grupo, bem como os itens que foram definidos como proposta de harmonização dos metadados estatísticos e geoespaciais e a sua respectiva forma de apresentação.



Plataforma de Análise Geográfica

Maria Tereza Carnevale – IBGE/Diretoria de Informática

Construída para divulgação de produtos que permitem incorporar, em um ambiente interativo, informações geoespaciais (mapas), tabelas e gráficos que possibilitam a realização de análises geográficas. Os produtos Atlas Nacional Digital do Brasil 2016, Atlas do Censo Demográfico 2010, Logística de Energia 2015, Gestão do Território 2014 e Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas 2015 foram desenvolvidos com base nesta plataforma.



A experiência Web 2.0 na integração entre EstatGeo, SIDRA e BME

Henrique dos Santos Tavares - IBGE/Diretoria de Informática

Nos últimos anos, a crescente demanda sobre a produção e obtenção de dados georreferenciados tem incentivado a elaboração de propostas sobre métodos, processos e ferramentas, capazes de proporcionar maior agilidade nos trabalhos de análise realizados por especialistas de diversas áreas. Neste contexto surgiu o EstatGeo, uma ferramenta de exibição geoespacial de dados estatísticos para análise, aliando a disponibilidade das estatísticas descritivas com a criação de cartogramas temáticos para visualização online.